Este assunto será dividido em três
Partes!
Quantas
vezes você já ficou em dúvida sobre qual gráfico usar nos seus trabalhos e
apresentações? Afinal, o MS Excel oferece suporte a muitos tipos de gráficos
para você criar, porém nem todos podem ser usados em uma determinada situação
de forma conveniente.
Vamos
ver quais gráficos são recomendados para cada necessidade que você possa ter e
qual o melhor tipo para representar seus dados?
Mas antes de começarmos, você
precisa saber de três conceitos importantes que constituem os gráficos do Excel
2007.
* Ponto de dados
- elemento representado pela combinação de dados obtidos da sua tabela e é o
resultado da correlação do valor em X e Y.
* Série de dados - composta por uma tabela de valores listados em colunas ou linhas. Cada
coluna ou linha com valores é chamada de série.
* Marcador de dados - elementos gráficos usados para representar os pontos de dados.
- Colunas
Gráficos de colunas empilhadas mostram o relacionamento de itens
individuais com o todo e o em perspectiva 3D compara pontos de dados ao longo
dos dois eixos. É o mais popular entre seus usuários.
Este tipo de gráfico permite que a coluna contenha informações mistas, podendo ser individual, agrupada ou empilhada em 2D ou 3D. Isto significa que os valores de cada categoria podem ficar no mesmo elemento gráfico. O que os diferenciará será a cor da legenda, que sempre vai destacar um elemento do outro para que não haja confusões.
2. Pizza
É o segundo gráfico mais utilizado pelos usuários e
funciona da seguinte maneira: é preciso ter duas ou mais categorias e um valor
correspondente para cada uma delas. Ele sempre mostra somente uma única série
de dados, sendo útil quando há necessidade de se ter uma ideia rápida de dados
quantitativos, dar ênfase a um elemento importante ou enfatizar uma ideia ou
ajuda como bom argumento, caso precise convencer alguém de sua ideia.
Este
modelo de gráfico torna mais fácil à visualização dos dados, pois consegue
dividir bem cada pedaço em determinada proporção. Assim, qualquer pessoa
consegue dimensionar as quantidades referentes às categorias inseridas na
tabela de origem.
Os gráficos “pizza” ainda
permitem que você enfatize alguma fração, porém só é possível fazê-lo em
gráficos “pizza” em 3D. Para destacar um pedaço, clique sobre ele e arraste.
OBS: Os gráficos secundários
“pizza de pizza” e “barra de pizza” são resultado da extração de dados da
primeira “pizza” e têm a finalidade de destacá-los. Falaremos disso em outro post ok?
3. Barras
O funcionamento deste tipo de gráfico pouco difere
do gráfico em colunas. Um gráfico de barras ilustra comparações entre itens
individuais com informações lineares que são compreendidas horizontalmente. As
categorias são organizadas na vertical e os valores na horizontal para enfocar
valores de comparação e dar menos ênfase ao tempo. Gráficos de barras empilhadas mostram o
relacionamento de itens individuais com o todo.
Este
tipo de gráfico também possui subtipos, que, aliás, são os mesmos do gráfico em
colunas. São eles:
- Barras agrupadas e barras agrupadas em 3D: exibem três categorias colocadas no eixo vertical e os valores no eixo horizontal – muito útil para comparação rápida de valores.
- Barras empilhadas e barras empilhadas em 3D: reúnem os valores das categorias em uma só barra que ilustra muito bem a visão total de um determinado item. As cores de cada legenda são separadas de maneira bem evidente.
- Barras 100% empilhadas e barras 100% empilhadas em 3D: os gráficos exibidos desta maneira compreendem a contribuição de cada valor para a soma de todos eles dentro de uma categoria.
- Cone, cilindro, pirâmide horizontais: são apenas formatos de barras diferentes que podem ajudar a diferenciar um tópico representado de outro em um relatório ou estudo. Estas formas também podem ser apresentadas em 3D, agrupadas, empilhadas e 100% empilhadas.
Referência de pesquisa: https://support.office.com/pt-br
Até daqui a pouco!!
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