quarta-feira, 3 de junho de 2015

Tipos de gráficos no Excel - (Parte 1)

Este assunto será dividido em três Partes!

Quantas vezes você já ficou em dúvida sobre qual gráfico usar nos seus trabalhos e apresentações? Afinal, o MS Excel oferece suporte a muitos tipos de gráficos para você criar, porém nem todos podem ser usados em uma determinada situação de forma conveniente.
Vamos ver quais gráficos são recomendados para cada necessidade que você possa ter e qual o melhor tipo para representar seus dados?

Mas antes de começarmos, você precisa saber de três conceitos importantes que constituem os gráficos do Excel 2007.

* Ponto de dados - elemento representado pela combinação de dados obtidos da sua tabela e é o resultado da correlação do valor em X e Y.
* Série de dados - composta por uma tabela de valores listados em colunas ou linhas. Cada coluna ou linha com valores é chamada de série.
* Marcador de dados - elementos gráficos usados para representar os pontos de dados. 

  1. Colunas
Este tipo de gráfico compara valores em diferentes séries e mostra as alterações de dados em um período de tempo ou ilustra comparações entre itens. As categorias são organizadas na horizontal e os valores são distribuídos na vertical, para enfatizar as variações ao longo do tempo. 



Gráficos de colunas empilhadas mostram o relacionamento de itens individuais com o todo e o em perspectiva 3D compara pontos de dados ao longo dos dois eixos. É o mais popular entre seus usuários.



Este tipo de gráfico permite que a coluna contenha informações mistas, podendo ser individual, agrupada ou empilhada em 2D ou 3D. Isto significa que os valores de cada categoria podem ficar no mesmo elemento gráfico. O que os diferenciará será a cor da legenda, que sempre vai destacar um elemento do outro para que não haja confusões.


Nem sempre os elementos gráficos serão colunas retangulares inseridas verticalmente, muitas vezes pode ser cones, cilindros e pirâmides seguindo o mesmo esquema do modelo original.


OBS: Alguns tipos e subtipos de gráficos permitem a “troca” das informações referentes aos valores nos eixos verticais ou horizontais. Às vezes você consegue uma análise mais fácil de ser visualizada trocando esses eixos de coluna para linha. Para isso, selecione o gráfico e vá na Guia Ferramentas de Gráfico - guia Design - agrupamento Dados - ferramenta Alternar entre linha/coluna.


2. Pizza

É o segundo gráfico mais utilizado pelos usuários e funciona da seguinte maneira: é preciso ter duas ou mais categorias e um valor correspondente para cada uma delas. Ele sempre mostra somente uma única série de dados, sendo útil quando há necessidade de se ter uma ideia rápida de dados quantitativos, dar ênfase a um elemento importante ou enfatizar uma ideia ou ajuda como bom argumento, caso precise convencer alguém de sua ideia.

Este modelo de gráfico torna mais fácil à visualização dos dados, pois consegue dividir bem cada pedaço em determinada proporção. Assim, qualquer pessoa consegue dimensionar as quantidades referentes às categorias inseridas na tabela de origem.


Os gráficos “pizza” ainda permitem que você enfatize alguma fração, porém só é possível fazê-lo em gráficos “pizza” em 3D. Para destacar um pedaço, clique sobre ele e arraste.



OBS: Os gráficos secundários “pizza de pizza” e “barra de pizza” são resultado da extração de dados da primeira “pizza” e têm a finalidade de destacá-los.  Falaremos disso em outro post ok?

3. Barras

O funcionamento deste tipo de gráfico pouco difere do gráfico em colunas. Um gráfico de barras ilustra comparações entre itens individuais com informações lineares que são compreendidas horizontalmente. As categorias são organizadas na vertical e os valores na horizontal para enfocar valores de comparação e dar menos ênfase ao tempo.  Gráficos de barras empilhadas mostram o relacionamento de itens individuais com o todo.


Este tipo de gráfico também possui subtipos, que, aliás, são os mesmos do gráfico em colunas. São eles:

  • Barras agrupadas e barras agrupadas em 3D: exibem três categorias colocadas no eixo vertical e os valores no eixo horizontal – muito útil para comparação rápida de valores.
  • Barras empilhadas e barras empilhadas em 3D: reúnem os valores das categorias em uma só barra que ilustra muito bem a visão total de um determinado item. As cores de cada legenda são separadas de maneira bem evidente.
  • Barras 100% empilhadas e barras 100% empilhadas em 3D: os gráficos exibidos desta maneira compreendem a contribuição de cada valor para a soma de todos eles dentro de uma categoria. 
  • Cone, cilindro, pirâmide horizontais: são apenas formatos de barras diferentes que podem ajudar a diferenciar um tópico representado de outro em um relatório ou estudo. Estas formas também podem ser apresentadas em 3D, agrupadas, empilhadas e 100% empilhadas.

Referência de pesquisa: https://support.office.com/pt-br

Até daqui a pouco!! 

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