Post solicitado por um Internauta que nos
enviou a seguinte pergunta: Qual a maneira de transformar uma coluna em linhas
no Excel?
E a resposta é: Transpor dados
Mas o que é isso?
Sabemos
que inserir dados em planilhas é algo bem simples e fácil de fazer, bem como
inserir ou deletar colunas e linhas caso seja necessário. Mas... e quando eu
preciso modificar a ordem das informações? Ou seja, trocar as informações que
estão em colunas para as linhas ou vive versa?
Por exemplo: preciso mudar o posicionamento dos dados para uma melhor
visualização das informações, etc.
O Excel
é uma ferramenta que nos oferece várias formas de ganho em produtividade na
execução de tarefas que poderiam ser bem trabalhosas, e nesse caso, nos permite
trocar a ordem dos dados através da opção
Transpor Dados. E transpor dados de forma automática, eliminando a
necessidade de “re-digitar” todas as informações novamente, com certeza é um
ganho e tanto de produtividade e otimização e tarefa.
E como faço isso?
Bem...preparei
pra vocês uma planilha de controle de gastos pessoais do 1º trimestre para uma pequena
demonstração de como transpor os dados de Linhas para Colunas (lembrem-se de
que pode ser vice-versa):
Vamos por a mão na massa?
1. Selecione
os dados que serão “transportados” e use um dos recursos de “copiar” (CTRL + C);
2. Clique na primeira
célula que recebera os dados transportados e a seguir vá até a opção “Colar Especial” (Ferramenta colar ou CTRL
+ ALT + V)
Obs: caso não
conheça essa opção, vá ao post Recurso Colar Especial.
3. Surge à janela Colar Especial, onde devemos ativar
a opção “Transpor” clicando nela ou
digitando a letra “T”. A seguir, clique em OK ou tecle ENTER.
Pronto...observe
que a planilha inteira transpôs seus dados que estavam em linhas para colunas,
inclusive mantendo a formatação.
OBS: Como não
selecionei o título da planilha, ele não acompanhou o transporte.
Agora
basta usar o recurso copiar/colar para trazer o título, formatar a planilha
deixando-a como desejar, deletar as informações e linhas em branco que estão
acima e reposicionar a nova planilha a seu critério.
Bem...é
isso aí pessoal, já sabem como “trocar” os dados de colunas para linhas e
vice-versa e conheceram mais uma ferramenta de otimização de tarefas
disponíveis no Excel.
Gostaram
deste post? Então vamos lá! Repassem suas experiências e curiosidades ou
dúvidas, através dos comentários e caso desejem receber nossas atualizações
e novidades por e-mail, basta se inscrever nos campos específicos.
Até
daqui a pouco!!
Nenhum comentário :
Postar um comentário