terça-feira, 28 de julho de 2015

Transpor dados

(Este texto é parte do conteúdo Recurso Colar especial.)
Post solicitado por um Internauta que nos enviou a seguinte pergunta: Qual a maneira de transformar uma coluna em linhas no Excel?
E a resposta é: Transpor dados
 Mas o que é isso?
Sabemos que inserir dados em planilhas é algo bem simples e fácil de fazer, bem como inserir ou deletar colunas e linhas caso seja necessário. Mas... e quando eu preciso modificar a ordem das informações? Ou seja, trocar as informações que estão em colunas para as linhas ou vive versa?  Por exemplo: preciso mudar o posicionamento dos dados para uma melhor visualização das informações, etc.
O Excel é uma ferramenta que nos oferece várias formas de ganho em produtividade na execução de tarefas que poderiam ser bem trabalhosas, e nesse caso, nos permite trocar a ordem dos dados através da opção Transpor Dados. E transpor dados de forma automática, eliminando a necessidade de “re-digitar” todas as informações novamente, com certeza é um ganho e tanto de produtividade e otimização e tarefa.

E como faço isso?

Bem...preparei pra vocês uma planilha de controle de gastos pessoais do 1º trimestre para uma pequena demonstração de como transpor os dados de Linhas para Colunas (lembrem-se de que pode ser vice-versa):






Vamos por a mão na massa?
1. Selecione os dados que serão “transportados” e use um dos recursos de “copiar” (CTRL + C);

2. Clique na primeira célula que recebera os dados transportados e a seguir vá até a opção “Colar Especial” (Ferramenta colar ou CTRL + ALT + V)
Obs: caso não conheça essa opção, vá ao post Recurso Colar Especial.


3. Surge à janela Colar Especial, onde devemos ativar a opção “Transpor” clicando nela ou digitando a letra “T”. A seguir, clique em OK ou tecle ENTER.

















Pronto...observe que a planilha inteira transpôs seus dados que estavam em linhas para colunas, inclusive mantendo a formatação.










OBS: Como não selecionei o título da planilha, ele não acompanhou o transporte.
Agora basta usar o recurso copiar/colar para trazer o título, formatar a planilha deixando-a como desejar, deletar as informações e linhas em branco que estão acima e reposicionar a nova planilha a seu critério.









Bem...é isso aí pessoal, já sabem como “trocar” os dados de colunas para linhas e vice-versa e conheceram mais uma ferramenta de otimização de tarefas disponíveis no Excel.
Gostaram deste post? Então vamos lá! Repassem suas experiências e curiosidades ou dúvidas, através dos comentários e  caso desejem receber nossas atualizações e novidades por e-mail, basta se inscrever nos campos específicos.

Até daqui a pouco!!

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